Livros de Olga Tessaribannerolgatessari
Site Exclusivo e Oficial da Psicóloga, Psicoterapeuta, Consultora Comportamental, Pesquisadora e Escritora Olga Tessari
Você está ansioso, estressado, inseguro, com medos ou baixa autoestima? Terapia focada na solução do problema!

*Veja outros textos para leitura e vídeos no final da página

Mulheres com carro e carteira de habilitação não conseguem driblar o medo de dirigir

Não é segredo para ninguém que dirigir nas grandes cidades é uma aventura cada vez mais perigosa. Motoqueiros dividindo as pistas com os carros, ônibus apressados, congestionamentos sem fim. Com tudo isso você prefere deixar o carro na garagem e sair a pé ou de ônibus? Saiba que não está sozinha. Assim como você, milhares de pessoas em todo o Brasil sofrem com o medo de dirigir.

Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, os sintomas de ansiedade mais sentidos pelas pessoas que têm medo de dirigir são suores, taquicardia, tremores, falta de ar, enjoos e boca seca. "O problema maior é que a pessoa, frente ao mal-estar, começa a inventar desculpas para não dirigir em vez de tentar resolver a causa do ataque de pânico que causou os sintomas. Com isso, o quadro vai piorando, pois a pessoa não enfrenta o problema e se sente inferiorizada perante os outros que conseguem dirigir facilmente", afirma a doutora.

Outra atitude equivocada que as pessoas tomam é a de fazer aulas e mais aulas em uma autoescola achando que assim vão perder o medo e voltar a dirigir, ressalta a doutora, que indica um acompanhamento psicológico para combater as causas do problema. "Alguns meses de terapia semanal podem ser a solução, porque a pessoa vai em busca dos motivos que a levam a ter medo de dirigir e, assim, pode combatê-los", completa.

Foi o que Marta Rodrigues, de 33 anos, foi buscar no consultório da psicóloga em outubro de 2005. "O que eu fiz lá foi uma terapia em grupo. Ainda não estou pegando o carro, mas posso dizer que já sei claramente quais são as minhas dúvidas e inseguranças. O meu pânico de dirigir diminuiu muito. O que preciso trabalhar agora é a autoconfiança", diz.

Dra. Olga Tessari lembra também que a grande maioria das pessoas com medo de dirigir possui as mesmas características. "São pessoas organizadas, perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e que se preocupam muito com a opinião dos outros. Tudo isso contribui para que a pessoa não pegue no carro.", complementa. Apesar da maioria das pessoas que procura o tratamento serem mulheres, a psicóloga acredita que isso se deve pelo preconceito dos homens em admitir que têm medo de dirigir.

Com o objetivo de viabilizar tratamento gratuito para pessoas com dificuldade de dirigir, Dra. Olga Tessari, em parceria com uma concessionária Chevrolet, em São Paulo, desenvolve o projeto "Dirija sua própria vida sem medo". Existente desde março de 2003, o projeto já atendeu mais de três mil pessoas, das quais 90% obtiveram resultados positivos. Atualmente há uma fila de espera de mais de dois mil inscritos no programa.

ATENÇÃO!!!

O trabalho em parceria com a concessionária encerrou-se no final de 2006. A Dra Olga Tessari continua realizando o mesmo trabalho, como sempre fez, em seu consultório particular e aguarda novos patrocinadores para levar adiante este projeto de sucesso.

Matéria publicada no site da Penélope por Virgínia Vargas em 24/02/2006

Leia outros textos relacionados ao tema: Medo de Dirigir - Problemas de Relacionamento - Mulher - Pais e Filhos - Adolescência - Ansiedade - Autoestima - Medos

- Volte a Dirigir com Olga Tessari - consulta individual -

- Curso Supere o Medo de Dirigir com Olga Tessari - Depoimentos -

Palestras e cursos com vários temas de interesse podem ser criados especificamente para o seu grupo!

- Tratamento Psicológico para a ansiedade, autoestima, medos, fobias, insegurança, ciúme - saiba mais! -

- Vídeos sobre Ansiedade - Medos - Autoestima - Estresse - Timidez -

facebook . twitter . linkedin . google

Leia os livros:

Amor X Dor
Dirija sua vida sem medo


Assine o livro de visitas

Patrocine o site!

Conheça Olga Tessari

AJUDAEMOCIONAL.COM - Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta - Política de Privacidade


ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo


OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Seus sites:
www.ajudaemocional.com - www.ajudaemocional.net - www.olgatessari.com - http://ajudaemocional.tripod.com - www.olgatessari.com.br


OLGA TESSARI não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!


Consultório: Rua Costa Aguiar, 1810 - Ipiranga - São Paulo - SP - Brasil / Tel (11) 2605-6790 / Cel: (11) 99772-9692
Mapa de localização - Formulário para contato


Copyright ©® 2001-2014 Olga Inês Tessari - Todos os direitos registrados
Não procure nos livros a razão do brilho das estrelas: olhe para o céu!