Livros de Olga Tessaribannerolgatessari
Site Exclusivo e Oficial da Psicóloga, Psicoterapeuta, Consultora Comportamental, Pesquisadora e Escritora Olga Tessari
Você está ansioso, estressado, inseguro, com medos ou baixa autoestima? Terapia focada na solução do problema!

O que é o ciúme? Quando ele surge?
Como diferenciar o ciúme normal do exagerado?

* Direitos Autorais do texto- © Dra Olga Inês Tessari

*os textos do site estão registrados de acordo com a Lei de Direitos Autorais

*Veja outros textos para leitura e vídeos no final da página

O ciúme pode destruir o mais lindo relacionamento!

O ciúme 'normal'

Todos nós gostamos de sentir que a pessoa que amamos sente algum ciúme de nós, pois entendemos isto como uma demonstração de amor, um sensor, uma medida de segurança do nosso relacionamento.

É normal e natural que você sinta um certo ciúme quando vê o seu companheiro dançando com uma ex-namorada, por exemplo... Claro, isto gera uma certa insegurança em você, afinal a ex é uma pessoa que já se relacionou com seu companheiro!

Você pensa: E se ela continuar a ser importante para ele? E se ele ainda gostar dela? Será que ele vai me largar para ficar com ela? Mas isto é apenas um pensamento que vem e vai...No dia seguinte, tudo continua normal, pois o seu companheiro continua com você e você está tranqüila...

Estamos aqui falando de um ciúme que é normal, que não interfere no relacionamento...como dizia o poeta, o ciúme é o tempero do amor, ele revela que o interesse mútuo permanece!

Todas as pessoas ciumentas tem um forte sentimento de posse em relação ao outro, a ponto de considerá-lo como alguém que lhes pertence, como se ele fosse um objeto seu.

O ciúme deixa de ser normal quando passa a dominar o relacionamento.

Quando se chega a este ponto é fácil ver-se ameaças de perder a pessoa amada por todos os lados e são estas ameaças que despertam o ciúme: um olhar diferente, um nome desconhecido, um telefonema, um bilhete, um pequeno atraso...

Mas, afinal, em que ponto o ciúme deixa de ser normal, torna-se exagerado e passa a dominar o relacionamento?

O ciúme exagerado

Quando a pessoa se deixa dominar pelo ciúme, ela coloca de lado tudo o que lhe dá prazer, tudo o que é bom no seu relacionamento e passa a espionar, espreitar, buscando fatos e coisas que provem a infidelidade do outro.

E quando isso acontece, a tendência é tentar exercer controle sobre TODOS os passos da pessoa amada.

Você quer saber quem ligou para ele, de quem é aquele número registrado no celular, de quem é aquele bilhetinho, por que demorou tanto tempo na padaria e ainda não trouxe tudo o que você pediu...

Enfim, a pessoa ciumenta vê ameaças de perder a pessoa amada por todos os lados!

E então começam as cobranças...as brigas são constantes e a vida a dois vai se transformando num verdadeiro inferno, tanto para a pessoa que esta sendo acusada de infidelidade quanto para aquela que sente ciúmes, pois qualquer olhar, qualquer atitude "diferente" que só existe na cabeça do ciumento, já é motivo de sofrimento.

Imagine que seu parceiro resolveu dar um presente para você... um relógio novo, por exemplo. Ele esconde o presente para dar a você no final de semana, quando vocês forem viajar...

Mas você, bisbilhotando o armário dele, acaba descobrindo o relógio... Você começa a imaginar mil coisas!!!

Seu parceiro explica porque escondeu o relógio, que seria uma surpresa...Você não acredita nisso e não para de torturar o parceiro perguntando de quem ele ganhou aquele presente. Ele pode explicar mil vezes a mesma coisa!!

Você não vai acreditar em nada do que ele disser porque você já tirou as suas próprias conclusões! Foi a outra quem lhe deu o presente e seu parceiro VAI TER QUE CONFESSAR, custe o que custar!

A pessoa ciumenta tem a capacidade de fantasiar, imaginar e criar a sua própria história, tirar as suas próprias conclusões e achar que está certíssima!

Nada do que disserem a fará mudar de idéia porque ela ACREDITA em sua própria fantasia, considera real a sua história inventada! E ela alimenta esta fantasia real com pensamentos e imagens distorcidos que, por sua vez, levam a novos pensamentos distorcidos...um ciclo vicioso!

Sinais que indicam um ciúmes exagerado:
  • não aceitar que o parceiro faça um programa (com amigos, por exemplo) sem a sua companhia.
  • mexer nas coisas pessoais do seu parceiro (gavetas, armários, pastas, bolsos, carteira, celular, etc...);
  • sentir a necessidade de saber sempre onde o outro está. Ligar para casa dos amigos para confirmar a sua presença ou aparecer no local;
  • preparar armadilhas. Pedir a alguém que se insinue ao seu parceiro para ver qual a reação dele;
  • desconfiar de tudo e de todos.

O ciúme nunca aparece sozinho. Surge sempre acompanhado por medo (de perder a pessoa amada), baixa auto estima, insegurança e desvalorização de si mesmo. Vale dizer que pessoas seguras de si, de seu valor, costumam lidar bem com o seu ciúme, não se deixando levar por ele.

Infelizmente, poucas pessoas se acham predispostas a aceitar que o ciúme excessivo é um problema pessoal e subjetivo. Poucas consideram a possibilidade de que ele não corresponda à realidade.

A maioria delas não percebe que seu ciúme exagerado pode destruir um relacionamento, mesmo que nesse relacionamento exista o mais forte, puro e verdadeiro amor.

Quando o ciúme toma conta do relacionamento e você não visualiza formas de acabar com ele; quando a maioria das pessoas queridas por você considera seu ciúme sem fundamento, quando você está indo contra as evidências e ainda acha que está certa, é hora de buscar ajuda profissional!

Afinal...você quer mesmo perder de vez a pessoa amada?



- Tratamento Psicológico para a ansiedade, autoestima, cíume, medos, insegurança, estresse - saiba mais!-

Palestras e cursos com vários temas de interesse podem ser criados especificamente para o seu grupo!

- Vídeos sobre Problemas de Relacionamento - Vídeos sobre ansiedade, medos, autoestima, insegurança -

Leia abaixo outros textos relacionados ao tema:

facebook . twitter . linkedin . google

Leia os livros:

Amor X Dor
Dirija sua vida sem medo


Assine o livro de visitas

Patrocine o site!

Conheça Olga Tessari

AJUDAEMOCIONAL.COM - Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta - Política de Privacidade


ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo


OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Seus sites:
www.ajudaemocional.com - www.ajudaemocional.net - www.olgatessari.com - http://ajudaemocional.tripod.com - www.olgatessari.com.br


OLGA TESSARI não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!


Consultório: Rua Costa Aguiar, 1810 - Ipiranga - São Paulo - SP - Brasil / Tel (11) 2605-6790 / Cel: (11) 99772-9692
Mapa de localização - Formulário para contato


Copyright ©® 2001-2014 Olga Inês Tessari - Todos os direitos registrados
Não procure nos livros a razão do brilho das estrelas: olhe para o céu!