Olga Tessari

A hora da festa

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

Preparar e garantir a qualidade do seu evento, isso tudo, é claro, sem perder o brilho desta data tão especial. 

O sonho se torna realidade. O ritual da celebração do casamento não se encerra na igreja. A tradição pede alguma pompa para este que é mais do que uma simples festa, é uma celebração à vida. O casal precisa correr contra o tempo e preparar o festejo, que pede, antes de tudo, muita alegria, diversão e um ambiente adequado que possa garantir o conforto de todos os convidados. Parece fácil? Mas não é. 

Os noivos estão cada vez mais exigentes e cautelosos a todos os mínimos detalhes que envolvem a celebração. O mês de maio, considerado tradicionalmente como o mês das noivas, agora perde espaço para dezembro, visto por especialistas como um período favorável à negociação de serviços e produtos, graças à quantidade de atividades que são geradas nesta época do ano, como por exemplo, os eventos corporativos. 

Em segundo lugar, está o mês de setembro, o qual o fator comercial também influência os pombinhos, já que, a primavera, permite um colorido muito maior na igreja e os gastos com a decoração podem se tornar significativamente mais baratos. 

A organização e estrutura do casamento não precisam ser mais uma questão exclusiva dos noivos, tão pouco se torna elegante transferir a responsabilidade do sucesso da sua festa para os pais ou padrinhos. A melhor opção é contratar um profissional especializado em assessoria de eventos. 

A administradora de empresas Alexandra Loureiro, que comanda há 20 anos um empreendimento de eventos da família, dá dicas de como o casal pode se preparar para cuidar da sua festa, se não possuem verba suficiente para contratar o profissional: "o primeiro passo quando se decide realizar uma comemoração de casamento, é fazer a lista de convidados, antes mesmo de definir o local, pois o importante é saber para quantas pessoas será servido o buffet, os doces, as lembrancinhas etc. Isso faz toda a diferença no orçamento". E completa: "deixe o último mês para cuidar de você, sem ter que se preocupar com detalhes, assim vocês evitam estresse desnecessários". 

Os noivos, no entanto, não podem esquecer que a grande estrela deste evento são eles, e a saúde física e principalmente o equilíbrio mental, estão transparentes a todos os envolvidos. Transferir as atividades não significa também abrir mão delas, apenas distribuir funções e garantir que o menor número de decisões fiquem a espera da sua aprovação. Como todos, o casal também deverá curtir este momento. 

Saúde do Casamento 

As opções e produtos oferecidos aos noivos são variados, no entanto, o mercado também parece injusto e ao invés de ajudar, pode atrapalhar. Já pensou em ter que escolher entre 30 ou 40 tipos de serviços de Buffet? Ou então, qual a melhor loja para deixar a lista de presentes? E se de última hora o salão cancelar o contrato? Realmente o estresse parece acompanhar os dias que precedem o casamento. 

A psicóloga e psicoterapeuta Dra Olga Inês Tessari analisa estes momentos de tensão. "Em geral, a briga acontece por conta dos gastos excessivos, os noivos não entendem certos desejos do companheiro, ou apenas, não valorizam as escolhas de cada um. O casal acaba entrando em conflito, discutindo, e por conta do estresse, se magoam e isto se torna o estopim que leva a muitos questionarem se vale à pena casar ou não, e se o sentimento de amor, por conta das mágoas ou conflitos atuais, ainda exista realmente", afirma. 

Mesmo com toda a correria do casamento, é fundamental que o casal consiga continuar a namorar, não transformar este momento de alegria em algo difícil ou ruim. Os salões de estética lucram com o "dia da noiva", mas a beleza não pode estar acima dos cuidados com a mente, um acompanhamento psicológico ao longo desta etapa antes da cerimônia irá ajudar os noivos a lidar com o stress. 

"O nervosismo causado pelos preparativos do casamento, em geral, se dissipa por si mesmo quando a cerimônia acontece, é um alívio depois de ter acontecido: se tudo correr bem, o casal entra num estado de alívio e de felicidade", tranqüiliza a Dra. Olga Tessari. 

Matéria publicada na revista "O melhor pra você - Shopping ABC" por Eduardo Chaves - Ed 58 – Maio/2008

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;