Olga Tessari

A mamãe está naqueles dias!

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

Variação hormonal 

O balé dos hormônios no corpo feminino algumas vezes apronta das suas e deixa as mulheres pra lá de descabeladas. Quando essa oscilação típica do ciclo reprodutivo feminino fica muito exacerbada, pode-se desencadear a inconfundível tensão pré-menstrual, ou TPM. Resultado: nos dias que antecedem a menstruação, a sensibilidade está à flor da pele e os acontecimentos corriqueiros deflagram verdadeiras bombas emocionais, causando tristeza, irritação, nervosismo. 

A psicoterapeuta e psicóloga Olga Tessari, de São Paulo, recomenda que, nessas ocasiões, a mãe deve ter o cuidado de comunicar o que está sentindo. Afinal, ninguém é obrigado a adivinhar seu estado emocional. Porém vamos com calma: não precisa gritar ao mundo que você está com tensão pré-menstrual – algo, diga-se, que é mais comum do que muita gente imagina. Basta avisar apenas as pessoas próximas (marido, filhos, empregadas, sogras, colegas de trabalho) que você não está bem e contar com a compreensão delas. 

Outra atitude de efeito prático é fugir de situações que podem piorar o humor, que tanto oscila no balanço da TPM. "Se estiver deprimida, evite o isolamento ou mesmo redobre os cuidados com a aparência", sugere Mara Pusch, psicóloga e professora da Universidade Federal de São Paulo. Tudo para se sentir bem consigo mesma. 

Por falar em humor, nessas horas é fundamental contar com a ajuda do parceiro. Não há ninguém melhor que ele para informar sobre como seu estado de espírito muda no período pré-menstrual. Com base nessa convivência solidária, surgem outras soluções bastante práticas. "Se o pico de irritação costuma vir à noite, a mulher pode pedir para o marido colocar os filhos para dormir e, assim, evitará se sentir nervosa nesse horário", aconselha Angélica Capelari, professora da Universidade Metodista de São Paulo. Caso o humor piore pela manhã ou à tarde, basta seguir o mesmo raciocínio. "Se for na hora do almoço, o parceiro pode inclusive dar a comida para a criança", sugere a psicóloga. 

Acredite: esses simples cuidados vão representar um alívio para mãe com TPM, principalmente se a criança está na fase de fazer birra para comer ou não aceita dormir no horário estipulado. 

Matéria publicada no Site Bebê Ed. Abril por Carolina Chagas, com Michelle Veronese

Outros textos disponíveis para leitura: 

Mulher -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;