Olga Tessari

Namorar em paz!

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

Namoro: proibição dos pais 

É o que tanto deseja o casal pra lá de entusiasmado da trama: Baby e Tony. Sem o consentimento dos pais da moça, os dois têm que driblar as ordens dos "velhos" e curtir o chamego totalmente na encolha... 

Praticamente meio século já se foi desde a época em que se passa a novela, mas muita pouca coisa mudou nesse sentido. Até os dias de hoje, papais e mamães cricris ainda tocam o terror no namoro de muitos pimpolhos. 

Mas, afinal, quem tem razão nessa história toda? Os pais é que são uns exagerados, ou os filhos é que não sabem escolher seus amores? 

Segundo a psicóloga Olga Tessari, os dois lados têm um pouco de culpa no cartório! 

A super proteção dos pais 

"Há várias razões para os pais implicarem com os namorados que seus filhos escolhem. Para todo pai e mãe os filhos nunca crescem e, vendo-os como crianças, é claro que sempre serão reticentes quanto a um namoro, por exemplo, por considerarem seus filhos ainda muito jovens e ingênuos", explica a psicóloga. 

E não é só isso, os "velhos" ainda custam a admitir que... Envelheceram! "Aceitar que os filhos cresceram é também perceber que o tempo passou e que eles (pais) estão envelhecendo. Isso é, muitas vezes, bastante difícil de reconhecer", conta Olga. 

Pra completar, como os pais têm o costume de achar que sempre sabem o que é o melhor para seus filhos e formam, dentro de si, o ideal de parceiro (a) para eles, acabam sendo críticos ferrenhos de algum pretendente que não se encaixe com o modelo que eles idealizaram. 

O atrevimento dos filhos 

De acordo com a psicóloga, do ponto de vista dos filhos, as escolhas também podem estar relacionadas ao comportamento dos pais... "Em muitos casos, os filhos escolhem justamente pessoas que vão contra o modelo que seus pais esperam ou namoram apenas para provar aos pais que cresceram", explica Olga Tessari. 

Dicas da psicóloga Olga Tessari para os pais com fama de cricris 

•Adolescentes sempre contestam seus pais e, quanto mais os pais se opuserem à escolha de seus namorados, mais os filhos agirão no sentido de manter este namoro. 

•Se os pais realmente perceberem que um determinado pretendente não é mesmo uma boa pessoa, não adianta tentar impor sua razão, mas, com calma e muito diálogo, mostrar ao filho quem ela é, nem que seja trazendo-a para o convívio familiar. 

•Por mais argumentos e explicações que os pais possam ter e por mais que tenham razão, nem sempre o filho conseguirá entender o que os leva a não aceitarem esta determinada pessoa. É preciso que os pais deleguem a responsabilidade desta escolha para o filho, mas sem criticar ou julgar, e deixar claro que ele deve arcar com as possíveis consequências como, por exemplo, o sofrimento. 

•Aceitar que os filhos cresceram e que podem divergir dos pais nos seus conceitos e escolhas é confiar na educação dada a eles e esperar que eles ajam de acordo com os seus desejos com responsabilidade. Viver é correr riscos, inclusive o risco do sofrimento. E isto não pode ser evitado, pois o sofrimento faz parte da vida e serve para aprendizado e o crescimento. 

Matéria publicada no site da novela "O Profeta" da Rede Globo em 03/11/2006

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;