Olga Tessari

Trair pode ser uma fuga

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

A traição fere o orgulho e o sentimento 

A traição é uma das coisas que mais ferem o orgulho e os sentimentos do ser humano, revelando uma fragilidade das pessoas as ações de seus parceiros e amigos. 

A traição pode desmoronar famílias, acabar com amizades, resultar em brigas e até mortes, como nos casos dos crimes passionais, quando a pessoa que matou recorre para o motivo amoroso para ter praticado tal ato. 

A traição pode decorrer de várias formas. A autônoma Daiane Coelho, 23, relata sua experiência, que não teve a ver com uma traição direta de seu namorado com outra pessoa. "Ele era ladrão de carros e nunca me contou, nem deixou ninguém, nem da família, perceber isso. Ele vivia estranho comigo até que um dia eu consegui tirar dele o motivo de sua distância e ele me confessou dos roubos e que era assim que mantinha seu alto nível de vida", conta. 

Ela afirma que o relacionamento nunca foi tranquilo, tendo obstáculos e discussões constantes, por causa do comportamento estranho do ex-namorado. "Ele sempre foi esquisito comigo, vivia afastado, até dos amigos. Às vezes aparecia todo contente e em outras horas perturbado", diz ela que resolveu terminar o namoro após descobrir a causa do comportamento do então namorado. 

Traição clássica 

A traição clássica é aquela em que o homem ou a mulher praticam o adultério. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari em seu site, um dos motivos está na pessoa trair por buscar algo que sua companhia não oferece. "A ideia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade", diz a psicóloga. 

Uma das hipóteses para a traição pode estar na falta de diálogo entre os pares, para resolver os problemas que podem dificultar a relação e aproximar o contato que, pelo tempo, pode distanciá-los. "Essa comunicação é transferida para outra pessoa. Opta-se, neste caso, por uma saída aparentemente mais fácil. É excluída a possibilidade de aceitar o outro como ele é. Ao invés de tentar crescer com seu parceiro, algumas pessoas passam a acreditar que só terão alegrias, emoções e crescimento fora do casamento", declara a psicóloga. 

O padre Marcelo Rossi disse no programa Momento de Fé da última segunda-feira, que as pessoas que já foram traídas, enganadas, trapaceadas, precisam perdoar seus algozes, pois "nós somos cristãos e fomos chamados para abençoar e não para maldizer". 

Matéria publicada no site do Padre Marcelo por Rodrigo Herrero em julho/2005

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;