Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari
*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página
No início, tudo é lindo!
Quem já viveu ou conviveu com um romance, em que o casal termina e volta com uma certa freqüência, na família ou no grupo de amigos, sabe bem do que falaremos a seguir. No início tudo é novo e bonito. Um está conhecendo o outro, mas com o tempo, as máscaras caem e as coisas mudam. Cada um começa a mostrar sua verdadeira identidade. Um passa a mandar no outro, um pensa que pode mudar o outro...
As brigas tornam-se constantes, um dia um deles se cansa, chega uma hora que um não agüenta mais olhar para a cara do outro, e tudo parece motivo para discussões. A relação então começa a estremecer...
Para a psicóloga Dra. Olga Inês Tessari, é natural e comum a briga entre casais, uma vez que são duas pessoas distintas, com hábitos, educação, costumes e pontos de vista diferentes sobre muitas coisas e situações.
As brigas, em geral, acontecem porque um dos parceiros não aceita o outro como ele é e porque o parceiro que briga quer impor seus gostos e desejos ao outro. `Mas uma briga nem sempre é ruim, ela tem o seu lado bom que é o de se tentar chegar num acordo, no qual um satisfaz o desejo do outro´, conclui a psicóloga.
Essa relação estremecida só é perigosa porque um dia sem mais nem menos um dos parceiros pode virar para o outro e mandar aquela velha e conhecida frase: Vamos dar um tempo?, pois do jeito que está não dá para continuar.
Mas será que existe esse famoso tempo? Dra. Olga afirma que quando há brigas demais entre o casal, quando um dos parceiros tem dúvidas sobre seus sentimentos em relação ao outro ou quando um deles muda o comportamento do parceiro é normal esse tipo de saída. Ninguém gosta de viver em pé de guerra e sempre reclamando aos quatro cantos.
O tempo dura até um procurar o outro. Então o casal passa a viver um relacionamento que para muitos é desgastante e irritante ao mesmo tempo. Isso porque familiares e amigos não compreendem tantas idas e vindas.
Muitas pessoas não suportam ter que conviver com uma pessoa que fica horas falando, reclamando e chorando porque o parceiro a faz sofrer e daqui a pouco está com ele de novo. Elas se irritam porque dão conselhos e os mesmos não são seguidos.´
Dra. Olga Tessari explica que os fatores que podem gerar este tipo de romance são a insegurança, o medo do compromisso e a dificuldade de conciliar costumes diferentes. E garante que pode dar certo uma vez que - numa nova chance - um dos dois ceda e que o motivo do conflito seja resolvido.
"A princípio, cada um vai agir no sentido de evitar os conflitos que provocaram a separação, mas se nenhum dos dois ceder, dialogar ou negociar a respeito daquilo que provocou o conflito, fatalmente este conflito virá à tona gerando novas brigas e possíveis separações."
Matéria publicada no Site Transanet da Rede Transamérica por Andrea Cippiciani em 2003
Adolescência - Amigos/Grupos - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão
Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos
os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem
muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia
a dia.
Saiba mais sobre os livros ...
Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...
Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...
Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...
Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..
Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser
humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações
contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam,
em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia:
Normas de Conduta-
Política de Privacidade
ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei
de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas
da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução
integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet
mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar
ou copiar os textos do site?
Fale comigo
OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não
apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar -
saiba a visão dela sobre isso!
Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP
(mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;