Amante sofre!

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

O outro lado da história 

Não escolhemos por quem vamos nos apaixonar e as mulheres, ao menos quando são crianças, sonham em encontrar o príncipe encantado. Elas idealizam o homem perfeito e todas as qualidades que precisam ter e, quando menos esperam, se apaixonam, porém algumas delas caem de amores por aquele que não podem ter. 

Mesmo sabendo que ele já está comprometido, elas topam ser a outra. Esse tipo de relacionamento, muitas vezes, deixa feridas, não apenas na pessoa traída, mas na própria amante. Se apaixonar por um homem comprometido pode acontecer com qualquer uma, porém algumas mulheres só se apaixonam por eles. Por que isso acontece? 

Segundo a psicóloga Olga Inês Tessari, há vários motivos: carência, necessidade de afeto e atenção, entre outras coisas. "Ela acredita não ser capaz de encontrar outro homem como ele, pois vê nele o ideal de homem que ela tanto busca", disse. Mas ela também pode procurar um homem casado justamente por não querer um relacionamento sério. "Ela não quer se casar e ter toda a rotina e cobrança que existe no casamento." 

Há também mulheres que se envolvem com homens aparentemente bem casados pelo simples fato de elas quererem destruir o relacionamento dele. "Elas sentem prazer em destruir o casamento e a felicidade do casal." 

No geral, a outra tem vontade de se tornar a oficial. "O sonho de toda mulher é ter um homem só para ela", afirmou a Dra. Olga Tessari. "No fundo todas as amantes têm a esperança de se tornarem exclusivas e, mais do que isso, oficiais", completou. 

Porém, quando se tornam oficiais, algumas perdem o interesse. Na maioria dos casos, isso acontece quando a mulher não estava à procura de um compromisso sério, e sim de um passatempo, uma diversão. Algumas, por terem baixa autoestima, também acabam não querendo mais nada com o parceiro quando se tornam a oficial. "Elas podem ficar inseguras e perder o interesse ao considerar que seu parceiro pode vir a procurar uma amante, repetindo com ela o que fez com a antiga parceira", explicou. "Outras podem perder o interesse por se sentirem culpadas de terem destruído o casamento dele." 

Para a psicóloga, manter um relacionamento com um homem comprometido é ter uma relação pela metade. "É um relacionamento com dia e hora marcados para acontecer, não é algo natural em que ele possa ser procurado a qualquer momento e ela não pode estar com ele em qualquer lugar a qualquer hora", disse. "É um relacionamento que traz mais sofrimento do que alegrias." 

Os homens não costumam mentir para suas amantes, mas sim para as esposas. Segundo a Dra. Olga, eles fazem falsas promessas apenas quando percebem que a amante quer terminar o relacionamento. "Ele diz que vai se separar, que ela é a mulher da vida dele, que está com a esposa apenas por causa dos filhos ou então inventa que a esposa está muito doente e, por isso, ainda não se separou", disse. 

Seja qual for o caso, a mulher que aceita ser a amante precisa entender e aceitar as limitações desse tipo de relacionamento. "Ela corre o risco de ver sua autoestima ruir." Tanto a amante quanto a oficial acabam sofrendo com isso. "O sofrimento é proporcional à expectativa que elas têm em relação ao homem", disse. "Se a amante acredita nas promessas, é porque deseja ficar com ele a todo custo, e a esposa pensa que fez tudo por esse homem porque o ama e se sente apunhalada pelas costas." 

Olga Inês Tessari é psicóloga e psicoterapeuta 
Site: www.ajudaemocional.com 
Consultório em São Paulo/SP 
Tel.: (11) 2605-6790/99772-9692 

Matéria publicada no site Transanet por Denise Ushisima -Julho/2007

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;