Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari
*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página
Administrar o namoro com uma pessoa ciumenta pode não ser uma experiência muito agradável:
é possível tolerar e ainda assim tentar melhorar esse comportamento do seu namorado?
É comum no dia-a-dia ouvirmos relatos de amigas que não suportam a pressão de seus namorados quando o assunto é o ciúme. Quando esse comportamento adquire uma intensidade capaz de sufocar o prazer dos relacionamentos, é necessário muito jogo de cintura para lidar com tal situação, e não obstante, coragem para por fim a um namoro condenado pelo excesso de ciúme.
Para a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari o ciúme pode ser encarado de forma positiva. "Como dizia o poeta, o ciúme é o tempero do amor. Todos nós gostamos de sentir que a pessoa que amamos sente algum ciúme de nós, pois entendemos isto como uma demonstração de amor, uma medida de segurança do nosso relacionamento. As pessoas pensam que a ausência do ciúme é sinal de desinteresse, o que não é verdade", alerta.
O fato de se ter ciúme é comum a todos as pessoas, como resultado do processo evolutivo da humanidade, o ciúme nos instiga a proteger aquilo que achamos importante para nós. Ocorre que alguns não conseguem controlar esse sentimento, sobretudo em relação aos relacionamentos amorosos, seja ele namoro ou casamento tornando a rotina de ambos estressante e não raramente insuportável.
Se o seu parceiro não suporta que você converse com outras pessoas e vigia tudo o que você faz, o primeiro a fazer é tentar aumentar a confiança dele(a). Converse abertamente, discuta o problema e mostre o quanto isso faz mal a você e ao namoro de vocês. Procure deixar claro que essas manifestações exageradas de ciúme podem, ao invés de proteger o relacionamento, acabar por afastá-los cada vez mais, podendo significar o fim do namoro.
Se o seu namorado tem crises de ciúme só porque outros homens olham para você, mostre a ele que você se veste assim somente para ele, que os demais apenas podem olhar e que isso não muda nada entre vocês. Da mesma forma relembre as situações mais comuns que o tiram do sério e em cada uma enfatize o fato de que está do seu lado e que o ciúme exagerado só traz prejuízos ao namoro dos dois.
Não sendo possível mudar o namorado(a) ciumento, que é o que ocorre na maioria das vezes, procure conviver com o problema de ciúme de forma discreta, evite discussões e brigas: o melhor a fazer é conversar de forma amistosa . Procure não mudar tanto a sua rotina para evitar as crises de ciúmes, essa atitude não vai aplacar o ciúme exagerado do seu companheiro.
Quem lida com um namorado (a) ciumento sempre tem esperanças que irá com o tempo resolver ou abrandar o ciúme do seu parceiro, mas na prática não é o que ocorre, não adianta acreditar que por causa da convivência mais próxima, o ciumento vai sossegar, o mais comum é que ocorra o contrário quando o namoro vira casamento o parceiro ciumento se sente mais confortável em aumentar o controle sobre o outro.
Matéria publicada no site Parcerto por Maria Lucia Viana em abril/2007
Adolescência - Amigos/Grupos - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão
Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos
os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem
muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia
a dia.
Saiba mais sobre os livros ...
Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...
Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...
Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...
Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..
Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser
humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações
contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam,
em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia:
Normas de Conduta-
Política de Privacidade
ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei
de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas
da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução
integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet
mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar
ou copiar os textos do site?
Fale comigo
OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não
apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar -
saiba a visão dela sobre isso!
Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP
(mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;