Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari
*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página
Em excesso, o sentimento pode sufocar o parceiro e acabar com a paz de quem o cultiva e estragar a pele, como afirmam os especialistas
De acordo com o dicionário:
Ciúme: 1. Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 2 Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 3 Ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem-sucedido, ou contra o possessor de uma vantagem material ou intelectual cobiçada.
No último dia 6 de fevereiro, uma astronauta da Nasa foi acusada de seqüestro. Ledo engano quem achou que era dinheiro que ela queria. A intenção era acabar com a mulher que considerava sua rival na disputa pela paixão de outro astronauta.
A enfermeira R.S.G., 27 anos, não seqüestrou ninguém, mas em matéria de ciúmes já passou por poucas e boas. "Eu sou liberada para sair, mas quando saio, ele diz que estou traindo. Quando saímos juntos ele não gosta que eu fique dançando e eu adoro dançar", confirma.
Apesar de terminar e voltar o namoro cerca de dez vezes, ela continua tentando. Há três anos e seis meses eles sobrevivem ao amor mediado pelo ciúme. "Todas as vezes que terminamos foi por ciúme. Eu gosto muito dele e ele de mim, além disso, moramos muito perto e nos vemos todos os dias, acho que por isso não terminamos definitivamente, virou um costume e temos medo de não encontrarmos outra pessoa", diz.
Uma atitude errônea é se distanciar das amizades e deixar de fazer o que traz prazer para agradar ao parceiro. Na maioria dos casos, sempre um deixa de fazer o que tem vontade porque o outro não gosta, isso apenas alimenta o caminhar desgovernado de uma relação amorosa.
De acordo com a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, quando ambos são muito possessivos e aceitam isso, o casal corre o risco de viver somente em função do relacionamento. "É preciso ter amigos, estudar, trabalhar... O namorado (a) não pode substituir tudo isso, até porque essa seria uma carga muito pesada para ele", diz.
Ainda segundo Olga, a causa maior do ciúme é a insegurança, que pode ser gerada por fatores externos, quando o parceiro dá motivos para tal sentimento, ou por fatores internos, o que acontece com a grande maioria. Esses fatores internos se referem à baixa auto-estima, quando a pessoa se sente inferior aos outros e acaba por querer controlar o companheiro.
Sou ciumento? Características do ciumento possessivo:
•O ciúme traz sofrimento para a relação.
•Pessoa que já tentou mudar a forma de agir e não conseguiu.
•Pessoa que perdeu um namorado por ciúmes e acabou se tornando ainda mais ciumenta na relação seguinte.
•O ciúme pode ser gerado em pessoas muito ansiosas.
•Pessoa que vasculha celular e e-mail do companheiro, descobre senhas de MSN, Orkut e endereço eletrônico.
•Pessoa que enche o companheiro de perguntas como: Onde estava? Com quem foi? O que foi fazer?
•Alguém com uma imaginação muito fértil. O ciumento imagina coisas e associa os fatos de tal forma que eles parecem verdadeiros, passando inclusive a acreditar naquilo.
•Pessoa muito insegura e com baixa autoestima.
•Alguém que controla o parceiro. A pessoa que sofre de ciúmes tem a necessidade de saber o tempo todo onde está o companheiro e procura manter contato a todo instante. Outra forma de vigiar é conhecer pessoas dos ambientes nos quais o parceiro costuma estar, esses colegas serão os "olhos" do ciumento quando ele não puder estar presente.
•Aquele que deixa de estar com amigos ou com a família para estar com o namorado ou marido.
Paixão saudável traz beleza
Deixando o ciúme um pouco de lado, uma paixão saudável e dentro dos limites faz muito bem para o coração e o corpo. Estar apaixonado faz com que a pessoa fique mais bonita, mas o stress de um relacionamento ruim pode estragar a pele.
O dermatologista Alessandro de Amorim explica que, na fase embrionária, a mesma parte que gera o sistema nervoso central é a que cria a epiderme. Dessa forma, todo tipo de emoção afeta diretamente a pele, seja de forma positiva ou negativa.
Os neurotransmissores, existentes no cérebro, também compõem a pele. Assim, o stress, por exemplo, pode agravar algumas doenças como as acnes ou gerar doenças e alergias no corpo.
"O benefício da paixão é visível. Pessoas apaixonadas têm um brilho no olhar, pele com viço, sem imperfeições, rugas ou olheiras.
Na vida a gente procura felicidade, na minha opinião, o ser humano não nasceu para ser sozinho", confirma o médico.
Matéria publicada no Guia da Semana por Carolina Tavares em setembro/2007
Adolescência - Amigos/Grupos - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão
Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos
os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem
muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia
a dia.
Saiba mais sobre os livros ...
Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...
Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...
Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...
Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..
Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser
humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações
contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam,
em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia:
Normas de Conduta-
Política de Privacidade
ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei
de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas
da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução
integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet
mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar
ou copiar os textos do site?
Fale comigo
OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não
apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar -
saiba a visão dela sobre isso!
Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP
(mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;