Olga Tessari

Paixão em família, paixão proibida?

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

Quem é que nunca soube de um caso de paixão entre primos? 

Pode não ter acontecido com você, mas é comum entre adolescentes que estão descobrindo o amor, especialmente aqueles mais tímidos. "Normalmente, as primeiras pessoas por quem esse adolescente se apaixona estão próximas a ele. Por ser da família, o relacionamento entre as duas partes é antigo e ele se sente mais à vontade", afirma a psicóloga Olga Inês Tessari. 

Por outro lado, pode ser apenas um encantamento pela própria idade. Na adolescência, existe a descoberta do sexo oposto e essa "falsa paixão", decorrente da inexperiência, se abaterá mais facilmente sobre as pessoas próximas. No entanto, se acontece na fase adulta, é porque existe reciprocidade e muita afinidade entre o casal. Os dois lados se conhecem bem, já tiveram outras experiências e esse sentimento deve ser levado a sério. 

Lutando contra preconceitos 

Quando duas pessoas da mesma família estão nessa condição, a aceitação dos parentes torna-se uma barreira para elas ficarem juntas. "As pessoas sabem que um casamento entre primos tem grande possibilidade de resultar em filhos com problemas genéticos, físicos ou mentais", lembra Olga. Por conta disso, existe um código social que proíbe este tipo de namoro. Além disso, pesa também o lado religioso: o incesto é punido veementemente pelas religiões cristãs. Quando pais, irmãos, tios e avós ficam sabendo, começam a se portar de forma negativa, até mesmo fazendo chantagens para que o casal desista de ficar junto. 

Hoje em dia, esse tipo de relacionamento não costuma ser comum, uma vez que a pressão da família para que ele não aconteça é sempre muito grande. "Um exemplo: 'estou apaixonada, gostaria de casar com meu primo e desisto porque todo mundo me trata mal, o que me faz perder o convívio familiar'. Essa pessoa prefere abdicar da paixão a ir contra toda a família", explica a psicóloga. "A regra que se convencionou é a de que familiares não se relacionam entre si, são todos assexuados", complementa. No entanto, uma vez que você se veja apaixonada, procure seus pais ou algum parente mais esclarecido para agir como mediador dos conflitos e dar conselhos de como você deve reagir para a família aceitar mais facilmente. 

Fonte: Olga Inês Tessari é psicóloga e psicoterapeuta formada pela Universidade de São Paulo. Fez especialização em psicoterapia breve na Unimarco e em psicofarmacologia na Escola Paulista de Medicina. É autora do livro "Dirija a sua vida sem medo", já na segunda edição, e está prestes a lançar, até o fim de 2009, outro sobre problemas de relacionamentos. Site: www.ajudaemocional.com CRP: SP/19571-6. 

Matéria publicada no site Íris on line em setembro/2008

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;