Olga Tessari

Dra Olga Tessari responde a dúvidas de leitoras
Revista Toda Teen - Ed. Abril

Direito autoral das respostas © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

ATENÇÃO! As respostas publicadas aqui são somente para as dúvidas de leitores da revista

Leia também respostas na Revista Mais Feliz aqui 

Traição sem provas - "No ano passado, briguei com minhas amigas mas depois de um tempo, elas voltaram a ter amizade comigo, contando que meu namorado estava me traindo, só que não provaram nada. O que devo fazer?" I, 19 anos 
Dra Olga Tessari responde: O fato de suas amigas não terem provado que o gato a traiu não quer dizer nada! Se elas são mesmo suas amigas não diriam isso se não fosse verdade! Se o que elas contaram faz parte do passado, esqueça esse assunto e siga a sua vida namorando e mantendo a amizade com elas. Agora se a traição é atual, fique de olho no namorado! Se ele estiver mesmo traindo você, mais cedo ou mais tarde, vai descobrir por si mesma! 

Xô, ciúme! "Faço academia e me apaixonei pelo professor de musculação. A gente até já ficou. Só tem um problema: três mulheres na academia dão em cima dele. E eu sou quietinha, mas morro de ciúme! O que eu faço pra afastá-las dele, sem que ele ou elas percebam?" N, 16 anos 
Dra Olga Tessari responde: A melhor tática é tentar conquistar o fofo de forma que ele tenha olhos somente para você. Pare de ter ciúme das outras, isso revela insegurança e elas, com certeza, não são melhores do que você! Portanto, valorize-se e não perca seu tempo: concentre-se na conquista do seu gato! 

Beijo especial -"Tenho 14 anos e ainda sou BV. O meu primeiro beijo tem que ser especial e meu sonho é encontrar um cara bacana, que realmente goste de mim. Eu tenho medo de beijar e fazer algo errado. E agora?" Gabi, 14 anos 
Dra Olga Tessari responde: Gabi, tudo bem sonhar que seu primeiro beijo será especial, mas até quando vai esperar? O primeiro beijo nem sempre é bom, mesmo que seja com um carinha maravilhoso! E, quanto mais se beija, melhor o beijo fica! Por isso, não tenha medo de fazer algo errado se sentir vontade de beijar algum menino! Deixe a emoção rolar, relaxe e aproveite. Boa sorte! 

Paixão não correspondida -"Eu me apaixono por vários garotos ao mesmo tempo e acabo sofrendo por não ser correspondida por nenhum, pois a maioria é famosa. O que devo fazer?" Samantha, 14 anos 
Dra Olga Tessari responde: É complicado ganhar todos ao mesmo tempo, né? Talvez esta seja a razão de você não ser correspondida. E os meninos famosos são muito difíceis de serem conquistados. Que tal olhar à sua volta e perceber outros gatinhos? que, mesmo não sendo famosos, têm o seu charme e beleza? As suas chances de ser correspondida serão muito maiores! 

Não sou mais criança! "Por que, na faixa dos 10 aos 12 anos, seus familiares tratam você como criança quando você quer ser tratada como uma adolescente?" 
Dra Olga Tessari responde: O crescimento de um filho acontece muito rápido para os pais, eles têm dificuldade em perceber que o filho cresceu, que já não é mais uma criança; aceitar que ele cresceu também é aceitar o próprio envelhecimento, algo que é difícil para certos pais que temem envelhecer. Pela própria dificuldade dos pais em perceber que o filho não é mais criança, o filho precisa ter comportamentos que possam mostrar aos pais que ele já cresceu, pois, muitas vezes, ele continua fazendo birras e continua irresponsável com as suas coisas e seus estudos, comportamentos tipicamente infantis. Portanto, para que os pais possam perceber que o filho cresceu, ele precisa também mostrar-se mais adulto em seus comportamentos. 

Não tenho nada a ver com a história da minha avó -"Por que minha avó vem com um papinho de 'na minha época...' e outros sobre a vida dela, já que eu não tenho nada a ver com isso? 
Dra Olga Tessari responde: Os avós adoram contar fatos de sua vida passada, suas experiências. O mundo atual caminha rapidamente, as regras de convivência, os hábitos e costumes se transformam dia a dia e os avós tem dificuldade em aceitar essas novas regras. Para exemplificar, há cerca de 40 anos atrás, uma jovem de família jamais circulava na rua após as 22 horas, horário em que somente "mulheres da vida" (prostitutas) permaneciam nas ruas. Por este exemplo, dá para perceber que a avó não consegue entender que, hoje em dia, as baladas começam depois da meia-noite, na época dela era mesmo muito diferente. Do ponto de vista dela, sua neta não é uma menina da vida, portanto, não deveria estar na rua neste horário. E mais: como para a avó, seus hábitos e costumes são considerados bons para ela, porque ela gosta da neta, ela gostaria que a neta a imitasse, fosse e se comportasse como ela, pois seria muito bom para a neta também ser como ela (avó). Seria algo como dizer que se é bom para mim, deve ser bom para você também! 

Não posso namorar antes dos 15 anos! "Por que minha mãe não me deixa namorar até os 15 anos?" 
Dra Olga Tessari responde: Sua mãe provavelmente a considera ainda um bebê, imatura e ingênua, que pode ser iludida por algum "don juan" da vida. Sua mãe não quer que você sofra ou então teme que você se apaixone e queira se casar rapidamente, como ela fez e se arrependeu, embora ame seu pai até hoje: para ela, você tem que viver e aproveitar a vida para depois assumir um compromisso. Ou então, ela pensa que, aos 15 anos, você deveria se concentrar nos estudos, fazer amigos e não fazer de um namoro a coisa mais importante da sua vida, deixando de lado os amigos e seus próprios estudos, como muitas adolescentes fazem. Enfim, nada melhor do que tentar entender os motivos da proibição da mãe e tentar convencê-la a mudar de idéia, com bons argumentos e sem comportamentos infantis. 

Por que as pessoas implicam com os adolescentes? "Na fase da pré-adolescência todos implicam mais com você? Ou é você quem vê o mundo de outra forma?"
Dra Olga Tessari responde: Os pais continuam os mesmos, quem está mudando é você! A adolescência é um período de conflitos e mudanças para qualquer menina. Para administrar bem este período, nada melhor do que conversar muito com os pais, fazer-se compreender. Afinal, eles também não entendem muito bem as suas mudanças de gostos e de comportamentos, portanto, o diálogo é fundamental! 

Amigas populares -"Eu tenho umas amigas populares, mas que nem ligam muito pra mim. Devo continuar com elas ou terminar a amizade, mesmo correndo o riso de ficar 'mal-falada' na turma?" 
Dra Olga Tessari responde: Não é preciso ser tão radical! Você pode manter um contato mais distante, do tipo "oi e tchau", de forma que não se afaste totalmente delas, não perca a amizade, nem fique mal falada. Se elas perguntarem o porquê de seu afastamento, diga que anda muito ocupada, com muitas tarefas. 

Adolescência é uma fase marcante "A adolescência é uma fase marcante na formação da personalidade da pessoa?" 
Dra Olga Tessari responde: A adolescência é um período de descobertas, de experimentação, de negação dos valores dos pais e de construção da própria identidade. É o período da vida em que o corpo muda completamente, deixa de ser infantil para tornar-se adulto, é o momento em que o adolescente começa a olhar para o mundo e descobrir que existem muitos outros valores e costumes diferentes dos que ele aprendeu com seus pais. É uma fase em que ele contesta seus pais, descobre que eles não são aqueles heróis maravilhosos, que eles têm defeitos e passa a andar em bandos, com uma turma/tribo, experimentando novas atitudes e costumes: esta é a base para a formação da sua própria identidade! Depois desta experimentação, o adolescente pode, no futuro, continuar com os mesmos valores dos pais ou totalmente contrários a eles ou então ele faz uma mescla de valores dos pais e outros e os assume como seus. 

Mudanças corporais e conflitos emocionais "Existe relação entre os conflitos comportamentais e as mudanças fisiológicas?" 
Dra Olga Tessari responde: Como eu disse acima, nesta fase da vida, o adolescente deixa de lado os valores dos pais para criar os seus, chama os pais de "caretas", critica-os, considera-se aquele que "sabe tudo", embora ainda não saiba muita coisa, pois está na fase da experimentação. A transformação do corpo leva o adolescente a considerar que, se tem o corpo de adulto, já o é também. Vale dizer que o humor do adolescente varia muito em função também da explosão hormonal típica desta fase.

Saber agir com os pais - "Como agir com meus pais?" 
Dra Olga Tessari responde: É preciso ter paciência com os pais e com os mais velhos, porque a entrada nesta fase e suas mudanças também é algo novo para eles. Portanto, nada melhor do que procurar manter o diálogo com os pais, mostrar-se e comportar-se como adulto, sabendo conversar, expondo suas idéias e desejos, fazendo-se entender! Porque, muitas vezes, os conflitos entre os pais e o filho adolescente acontece por pura falta de diálogo, por implicância dos pais em não aceitar que seu filho cresceu e que tem idéias diferentes das deles, porque seu filho aponta seus erros e tem razão em muitas críticas. Entender que, no fundo, seus pais o amam e que desejam sempre o melhor para ele, embora nem sempre o melhor para os pais seja o mesmo para o filho. Com bons argumentos, certamente os pais entenderão melhor o filho e aceitarão melhor estas mudanças. 

Paixão pelo professor - "Eu faço academia e, desde o primeiro dia, me apaixonei pelo me professor de musculação. A gente até já ficou e, dependendo dele e de mim, vamos ficar de novo. Só tem um problema: tem três mulheres na academia que dão em cima dele, ficam provocando... e eu, sou quietinha, tenho vergonha, mas morro de ciúme dele! Uma delas até já mandou ele me perguntar se eu encaro ela, é muita cara de pau, né? O que eu faço pra afastá-las um pouco dele, sem que ele ou elas percebam? Já estou enlouquecida de ciúme!" 
Dra Olga Tessari responde: A melhor tática é agir para conquistar o professor de forma que ele tenha olhos somente para você e mais nenhuma outra mulher. Pare de ter ciúme das outras, isso revela insegurança, o que a leva a pensar que as outras mulheres são superiores ou melhores do que você! Ninguém é melhor do que ninguém, portanto, valorize-se, pare de se preocupar e de perder tempo com elas, com o que elas fazem ou deixam de fazer: concentre-se na conquista deste homem! 

Gostei do menino e minha amiga foi namorar com ele - "Eu gosto de um garoto e minha amiga sabia mas, depois de duas semanas, os dois começaram a namorar. O pior não é isso: é que ela fez uma fofoca dele para mim e era tudo mentira. Ela conseguiu direitinho ganhar o coração dele. E agora estou muito confusa. O que eu faço?" 
Dra Olga Tessari responde: Qual é o motivo de sua confusão? É por causa da sua amiga ter "roubado" o garoto pelo qual você estava interessada? Esta garota não é sua amiga porque não a respeita e, ainda por cima, mente para você, portanto, afaste-se dela! E, quanto ao menino, nada impede que você tente se aproximar dele e mostrar o seu interesse por ele. Quem sabe ele vai preferir ficar com você ao invés de continuar com a sua "falsa" amiga? 

Minha prima sempre se apaixona pelos meus namorados - "Eu tenho uma prima que eu conheço desde pequena, nós crescemos juntas, mas temos um grande problema: sempre que eu estou namorando, ela se apaixona repentinamente pelo garoto. Ainda tem mais: eu estava namorando um menino e, um mês depois, eu soube que ela ficou com ele. Me ajudem, o que eu faço?" 
Dra Olga Tessari responde: Provavelmente a sua prima a admira muito e quer ser como você, por isso se apaixona pelos mesmos meninos que você, tanto que ela fica com eles também. Certamente ela deve imitá-la em tudo! Portanto, procure ter uma conversa aberta e franca com ela, dizendo que a admira pelo que ela é, valorizando alguns aspectos dela que são específicos dela. Ajude-a a elevar a auto estima dela, dessa forma ela vai parar de querer viver a sua vida! 

Eu sou B.V. - "Eu sou o tipo de garota que sonha com o primeiro amor. Tenho 14 anos e ainda sou BV. Muita gente nem acredita nisso! O meu primeiro beijo tem que ser especial e o meu sonho é encontrar um cara bacana, carinhoso e que realmente goste de mim. Eu tenho muito medo de beijar, sabe? Tenho medo de fazer algo errado?" 
Dra Olga Tessari responde: Qual é o seu receio de beijar? Medo de que? Entendo que você queira que seu primeiro beijo seja especial, mas até quando você vai ficar esperando o menino certo para beijar? E como você vai saber se ele é realmente alguém que vai gostar de você? Torço para que seu primeiro beijo seja com um garoto assim, mas e se não for? Provavelmente você estará perdendo tempo e sabe por que? O primeiro beijo nem sempre é bom, mesmo que o menino seja maravilhoso! É preciso aprender a beijar e, quanto mais se beija, mais se aprende e melhor o beijo fica! Portanto, não tenha medo de estar fazendo algo errado se você sentir vontade de beijar algum menino, mesmo que ele não seja aquele que você espera, beijando apenas pelo simples prazer de beijar! E, quando o menino certo aparecer, certamente você já terá aprendido a beijar da melhor forma, o que vai fazer deste primeiro beijo com este garoto, um beijo super especial! 

Paixão por vários ao mesmo tempo - "Eu me apaixono por vários garotos ao mesmo tempo e acabo sofrendo por não ser correspondida por nenhum, pois a maioria são famosos. O que devo fazer?" 
Dra Olga Tessari responde: Para que serve se apaixonar por tantos garotos ao mesmo tempo? É difícil tentar conquistar todos ao mesmo tempo, isso dá trabalho e é preciso tempo para isso: talvez esta seja a razão de você não conseguir ser correspondida por nenhum deles. E, quanto aos meninos famosos: por que você se apaixona por eles? Certamente eles são os mais cobiçados, mais difíceis de serem conquistados e cheios de pretendentes, o que diminui a sua chance de conquistá-los! Que tal olhar a sua volta e perceber outros meninos que, mesmo não sendo famosos, tem o seu charme e beleza? Que tal investir em um único menino não tão famoso? As suas chances de conquistá-lo e de ser correspondida serão muito maiores! 

Briga com amigas por causa do namorado - "No ano passado, tive uma briga com as minhas amigas mas, depois de algum tempo, elas voltaram a amizade comigo, contando que meu namorado estava me traindo, só que não me provaram nada. O que eu devo fazer?" 
Dra Olga Tessari responde: O fato de suas amigas não terem provado que seu namorado a traiu não quer dizer nada! Se elas são mesmo suas amigas como você supõe que sejam, elas querem o melhor para você, não querem que você sofra e não diriam que seu namorado a traiu se não fosse verdade! O que a impede de acreditar nelas? Ou, em outras palavras: por que elas mentiriam para você? Se o que elas contaram faz parte do passado e se seu namorado atualmente não a trai mais, esqueça esse assunto e siga a sua vida namorando e mantendo a sua amizade com elas. Agora, se a traição é algo atual, então fique de olho no namorado, não faça nada, apenas observe-o! Se ele estiver traindo você, mais cedo ou mais tarde, você vai descobrir por si mesma, tenha certeza disso! 

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;