Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari
*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página
Conheça a experiência de pais que enfrentam com muita disposição a tarefa de acompanhar o crescimento dos filhos
Em cada fase, uma preocupação e novas descobertas. Assim como as mães, os pais também enfrentam medos e se surpreendem diariamente com a experiência única de acompanhar o desenvolvimento dos filhos. "Ele cresceu tão rápido. E cada dia tem uma coisa diferente, uma lembrança para guardar", diz o bancário Marcello di Ciomo Gonzáles, pai de Daniel, de três anos.
O engenheiro José Paulo Guimarães de Oliveira, pai de quatro filhos, também se surpreende com a velocidade de aprendizado da sua tropa. "Todo dia tem novidade. E o mais interessante é que você educa todos da mesma forma e mesmo assim, eles têm personalidades diferentes", diz.
Bastante orgulhoso ao falar da sua prole, José Paulo sabe em poucas palavras descrever a personalidade de cada um. "A mais velha, de 12 anos é um general. Tem uma personalidade autoritária. O menino de 8 é muito irreverente, brincalhão. O Pedro, caçula, de 4 anos, é muito inteligente. E a Lígia, de 9, é a mãe dela em miniatura. Está sempre preocupada com os outros e é a que mais ajuda em casa".
Ser um pai presente
Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari, não importa a idade dos filhos, o pai precisa interagir e desde o início ser participativo. "Quando você resolve ter um filho, você é responsável. E mesmo que esteja cansado, estressado, tem a obrigação de dar educação", diz a psicóloga.
Obrigação que Marcello, pai de Daniel, cumpre com prazer desde que o filho nasceu. "Sempre procuro brincar. Levo o Daniel na escola de manhã e quando eu chego à noite brincamos até a hora dele dormir, lá pelas dez e meia". Marcello também conta que a experiência de ser pai mudou os seus hábitos e a forma de pensar. "Muda a responsabilidade, a importância que damos para as coisas. Hoje, ele é a agenda. Quando você não tem filho é diferente. Não tem horário para comer, para voltar para casa".
Com quatro filhos para criar, José Paulo também sabe o quanto é necessário ser um pai dedicado para atender a necessidade dos filhos. "Quem tem muito filho tem que aprender a dividir. E a gente deixa de ser prioridade. É uma luta constante a questão financeira, porque você tem que prover escola, uniforme, passeios, festas. Aqui em casa, a cada dois meses em média tem uma festa", diz.
A psicóloga Olga Tessari só adverte que é preciso ter cuidado para que os pais não se tornem escravos dos filhos. "Os pais não podem ser dominados pela criança. Se fizerem tudo do jeito que ele quer na hora que ele quer, a criança cresce egoísta e continua achando que o mundo gira em torno dela", pondera.
A cada dia um aprendizado
A primeira palavra, o primeiro sorriso, a primeira vez que o filho escreveu. Cada pai tem guardado na memória, muitos momentos inesquecíveis de seus filhos. E segundo a psicóloga Olga, essas descobertas permitem inclusive, a reflexão e o aprendizado dos próprios pais. "Eles vão reaprendendo, repensando a relação que tiveram com os seus pais e acabam enxergando muitas coisas que os pais faziam de outra forma", diz.
É por tudo isso que Marcello e José Paulo não trocam a vida de casados e com filhos pela vida de solteiros. "Eu sou uma pessoa muito mais feliz casado e com filhos", confirma José Paulo. "A diferença na casa, a alegria que uma criança traz para a família é indescritível", completa Marcello.
Matéria publicada no site IG Delas por Camila Stahelin em 15/09/2009
Adolescência - Amigos/Grupos - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão
Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos
os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem
muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia
a dia.
Saiba mais sobre os livros ...
Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...
Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...
Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...
Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..
Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser
humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações
contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam,
em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia:
Normas de Conduta-
Política de Privacidade
ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei
de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas
da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução
integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet
mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar
ou copiar os textos do site?
Fale comigo
OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não
apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar -
saiba a visão dela sobre isso!
Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP
(mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;