Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari
*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página
Importância da família
A família é a célula mater da sociedade; o lugar onde se desenvolvem as estruturas psíquicas, onde a criança forma sua identidade e desenvolve o seu emocional. A família determina funções, papéis e a hierarquia entre seus membros. É, também, o espaço social da confrontação de gerações e onde os dois sexos (masculino e feminino) definem suas diferenças e as relações de poder.
A família apóia os filhos em tudo o que eles fazem, desde que sejam coisas razoáveis (dentro das regras familiares) e é ela que promove o sentido de segurança aos filhos.
Cada vez mais se tem consciência da importância da família para a formação do futuro homem. Embora muitos proclamem sua "falência", sabemos que a família é necessária e que está entrando em sua fase "social", isto é, a família deve ser a força viva da sociedade em "comunidade de amor".
O lar é o lugar onde os filhos são preparados para crescer, no sentido da independência, de forma que possam viver no mundo exterior. Como pais, nós esperamos que nossos filhos venham a guardar do lar recordações felizes e uma clara impressão de amor e confiança, que os sustentem ao longo de suas vidas. De modo geral, as famílias em todo o mundo estão enfrentando dificuldades e vivendo em um tempo de transição. Alguns pais se "aferram" obsessivamente aos velhos padrões, enquanto outros tentam romper abruptamente com o passado, não havendo meio termo. Cabe á família ser capaz de reavaliar-se e servir como filtro, para ver quais os valores que devem ser mantidos, pois sabemos que há valores imortais, que não mudam.
Três abordagens de problemas que cercam a família na atualidade:
1.Meios de Comunicação-Propaganda:
Os meios de comunicação fornecem informações que não podem ser assimiladas e que desorientam os pais, tornando-os confusos e inseguros a respeito do papel a desempenhar junto aos filhos. Tanto os pais, quanto os filhos, são atingidos pelos "slogans" e pressionados, procurando artificialmente cumprir o que prometem os jornais, revistas, rádios e sobretudo a TV. O uso diário, e de muitas horas por dia da tv, produz uma acomodação no cérebro das pessoas, fazendo com que as mesmas se tornem insensíveis e incapazes de reagir às propostas do vídeo.
2.Puberdade mais precoce:
Cada vez mais os filhos estão chegando à puberdade de forma precoce e fazendo experiências cujas conseqüências, muitas vezes, ainda não têm condições de suportar e assim vão querendo mais liberdade, e sobretudo não aceitam o diálogo, uma vez que, até essa data os pais não conseguiram conversar com eles. Nesse momento, esse diálogo será composto do "não", o que irrita o adolescente fazendo com que ele se tranque e não mais procure os pais para colocar seus problemas.
3.Problemas Emocionais:
Os pais que não conseguem se livrar dos traumas e problemas adquiridos em sua infância passam a projetá-los nos filhos, formando uma corrente com resultados negativos na educação, tais como: insegurança, medo, raiva, hostilidade, rivalidade, ciúmes, inveja, sensação de abandono e rejeição.
Desde a antiguidade, os princípios e valores para se construir e manter uma sociedade sadia sempre foram os mesmos. Analisando os princípios e valores que regem organizações, instituições, enfim, famílias com êxito, veremos que todas elas estão embasadas diretamente ou indiretamente nos mandamentos dados por Deus à Moisés, dentre muitos outros que contidos estão na Bíblia Sagrada.
Se averiguarmos com minúcia o Código de Leis da República Federativa do Brasil, no que diz respeito às condutas morais que deve o indivíduo se portar perante a sociedade, este facilitará nossa linha de raciocínio que, no entanto, é compatível com o discorrido acima.
Como frase de destaque e síntese, ressalte-se a seguinte frase: "Cabe à família ser capaz de reavaliar-se e servir como filtro".
E você o que acha a respeito?
Matéria publicada no site Atos Jovens por Olga Tessari e Terezinha Ferreira com colaboração de Gesiel da Rosa Figueredo em 04/05/2009
Adolescência - Amigos/Grupos - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão
Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos
os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem
muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia
a dia.
Saiba mais sobre os livros ...
Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...
Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...
Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...
Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..
Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser
humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações
contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam,
em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia:
Normas de Conduta-
Política de Privacidade
ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei
de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas
da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução
integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet
mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar
ou copiar os textos do site?
Fale comigo
OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não
apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar -
saiba a visão dela sobre isso!
Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP
(mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;