Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari
*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página
Planos e Promessas
Perder alguns quilinhos, parar de fumar, frequentar a academia, conseguir uma promoção profissional, encontrar um namorado. Muitos são os planos e promessas que as pessoas costumam traçar sempre que começa um novo ano, mas muitas vezes eles não são concretizados.
A psicoterapeuta e psicóloga Olga Tessari dá dicas de como manter a motivação para cumprir os objetivos pessoais e profissionais no decorrer do ano sem perder o foco. Autora do livro "Dirija a sua vida sem medo", ela explica que esse momento é ideal para avaliar o que foi alcançado no ano anterior e estipular aonde se quer chegar.
Manter listas com os planos feitos, saber lidar com frustrações e ter consciência do que se pode alcançar são algumas dicas da psicóloga.
- Por que janeiro é uma época tão propícia para as promessas?
Olga Tessari responde: Todo início traz expectativas. Somos movidos por planos, objetivos e metas, pois eles não deixam que fiquemos perdidos e inseguros quanto ao nosso futuro. Vendo o ano que chega como algo novo, é natural fazermos planos e sonharmos, prometermos mil coisas para nós mesmos na esperança de que vamos conseguir.
- Por que essas promessas nem sempre são cumpridas e se perdem no decorrer do tempo?
Olga Tessari responde: Nossos planos e metas são, muitas vezes, irreais. Podemos sonhar e pensar em qualquer tipo de coisa, mas é preciso ter consciência de que, para algo se concretizar, muitas vezes dependemos não só de nós mesmos, mas de outras pessoas. Além disso, em muitos casos, não assumimos a responsabilidade que nos cabe na realização dos nossos sonhos e não percebemos que a vida está sempre mudando. Temos que saber quando repensar e readequar nossos planos à realidade de cada momento.
- O que fazer para ter mais motivação e empenho para se alcançar essas metas?
Olga Tessari responde: É preciso que sejam objetivos reais e alcançáveis, que sejam importantes para a pessoa e que ela saiba todos os passos que deve trilhar para atingi-lo. É necessário, também, ser paciente, pois muitos dos nossos planos demoram a se concretizar.
- Em meio a correria do dia a dia, as pessoas devem parar para refletir e planejar o que querem para o novo ano?
Olga Tessari responde: Planejar é fundamental para alcançar o que se busca. Há pessoas que vivem por viver, na mesmice, que nunca saem do lugar e adoram a rotina. Mas, em longo prazo, elas podem se arrepender quando perceberem o tempo que perderam em função da rotina. É bom imaginar aonde você quer estar, com quem e fazendo o quê daqui a cinco ou dez anos. É uma forma de avaliar, por exemplo, se hoje você tem o que deseja e do que precisa para estar bem daqui a alguns anos.
- E na vida profissional? Como ficam as promessas?
Olga Tessari responde: Estudar, fazer novos cursos e especializações, melhorar seu desempenho no emprego, ser mais cordial com os colegas de trabalho são as promessas mais comuns. As promessas que devem ser feitas são aquelas que a pessoa sabe que tem condições de cumprir ou que tenha a humildade de buscar ajuda de outros para conseguir o que almeja.
- As famosas listinhas para anotar os planos são uma forma de organizar, acompanhar e se comprometer com o próprio desejo?
Olga Tessari responde: Listar o passo a passo para conseguir realizar o seu desejo é fundamental. Assim, é possível visualizar os obstáculos e dificuldades. Para fazer essa lista, a pessoa deve responder as seguintes questões: o que eu quero? Do que eu preciso alcançar isso? Quais são os obstáculos que devo superar para atingir o meu objetivo? Serei capaz de superá-lo sozinho ou vou precisar de ajuda?
- Como lidar com a cobrança das pessoas e com a sua própria cobrança?
Olga Tessari responde: Penso que a maior cobrança é mesmo a própria cobrança. Ao invés de se culpar e de lastimar porque não está atingindo suas metas estabelecidas, que tal pensar em como agir para atingi-las? Em outras palavras: de nada adianta culpar-se pelos erros, é preciso aprender com eles para poder acertar.
- O início de ano também é um bom momento para fazer um balanço do que foi e não foi alcançado?
Olga Tessari responde: É através do balanço que podemos enxergar aonde erramos e acertamos. Dessa forma, podemos aprender com os erros e, com isso, agir para acertarmos na próxima vez.
Matéria publicada no Jornal Fiat Família em Dezembro/2009
Adolescência - Amigos/Grupos - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão
Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos
os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem
muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia
a dia.
Saiba mais sobre os livros ...
Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...
Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...
Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...
Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..
Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser
humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações
contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam,
em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia:
Normas de Conduta-
Política de Privacidade
ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei
de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas
da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução
integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet
mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar
ou copiar os textos do site?
Fale comigo
OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não
apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar -
saiba a visão dela sobre isso!
Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP
(mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;