Olga Tessari

Traída corre risco de ter de indenizar ex-amiga

Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

Advogada expôs na internet a intimidade da amante de seu marido 

A atitude da advogada Vivian Oliveira, de 34 anos, de colocar na internet um vídeo mostrando o confronto entre ela e a ex-melhor amiga — e recém descoberta amante de seu marido —, em Sorocaba, interior, pode sair caro para ela. Segundo o advogado Rui Celso Reali Fragoso, a exposição pública de sua intimidade dá a Juliana Cordeiro, de 37 anos, o direito entrar na Justiça com ação de indenização contra Vivian, por danos morais. 

Reali Fragoso diz que o certo seria Vivian ter proposto ação de separação litigiosa (à revelia) contra o marido, mas jamais expor a vida íntima do casal. "É uma vingança que só causa prejuízo. Não é porque o sangue está fervendo que se pode tomar uma atitude extrema. Se só o emocional valesse, não precisaria haver juiz nem advogado." 

Segundo Reali Fragoso, o marido de Juliana também pode pedir indenização a Vivian porque, indiretamente, ela o expôs. Embora adultério não seja mais crime hoje, a lei obriga, em separação litigiosa, que o marido pague pensão à mulher traída caso ela necessite. A briga por causa de traição, vista na internet, chegou a ser discutida em um encontro de psicólogos, no último fim de semana, na região de Sorocaba. "A frieza da advogada, de usar uma câmera escondida para gravar a briga, só revela que ela já não está tão envolvida emocionalmente com o marido como parece e que o casamento estava por um fio", diz a psicóloga e escritora Olga Tessari. 

Segundo Olga Tessari, muitos motivos podem ter levado Juliana a trair a ex-melhor amiga, inclusive inveja e desejo de ser igual a ela. Mas também Juliana pode ter se encantado com o marido da advogada pela facilidade de estar próxima. "Geralmente, quando isso ocorre, é porque um deles, ou os dois, não estão felizes no casamento", explica. 

Marido vai à Justiça para retirar as imagens da web 

O marido de Juliana Cordeiro, Fábio Cordeiro, vai recorrer à Justiça para tentar impedir que a gravação continue a ser exibida na internet. Mas, segundo o presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Novas Tecnologias da seção de Sorocaba Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Carlos Francisco Filho, isso é uma tarefa "impossível". 

"A Justiça pode definir que as imagens sejam retiradas de um determinado site, mas o problema está em encontrar todos os outros em que o vídeo está hospedado. As pessoas salvam o arquivo em seus computadores e o espalham como querem, por e-mail", explica o advogado. Francisco Filho cita o exemplo de sites que publicam fotos de pedofilia. "É muito complicado encontrar responsáveis, ainda mais porque muitos sites estão hospedados em provedores internacionais", observa. 

Segundo o advogado, a autora do vídeo, Vivian Oliveira, pode responder por divulgar imagem sem autorização. Francisco Filho explica que, por fazer parte das cenas, ela até poderia filmar a ex-amiga sem avisá-la, mas jamais poderia veicular isso. 

Premeditação 

"Ela agiu de maneira premeditada, preparando o ambiente e divulgando o vídeo, por isso não há como dizer que foi algo impulsivo", observa. A gravação, porém, segundo o advogado, pode servir de atenuante para o fato de Vivian ter agredido Juliana. "Um juiz poderia entender que ela agiu sob forte emoção." 

José Carlos afirma que, para tirar benefício dos indícios conseguidos ao longo de um ano de apuração, a advogada teria que provar que obteve as informações de maneira lícita. "Se estes emails foram conseguidos com a ajuda um especialista que invadiu os computadores dos envolvidos, perderiam o efeito legal." 

Vivian diz que agiu de maneira legal, por ter acesso ao computador do marido. 

Matéria publicada no Diário de São Paulo por Cristina Christiano em 07/07/2010

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;