Olga Tessari

A relação acabou: e agora?

Texto de © Dra Olga Inês Tessari

*Veja indicação de outros textos para leitura ou vídeos no final da página

O que fazer? 

É normal e natural sofrer quando um relacionamento afetivo acaba, por conta da perda de um sonho, de um futuro imaginado. 

Após a perda, quem levou o fora passa por um período de luto e sofre, não só pela perda da pessoa amada, mas também por considerar-se "culpada", de alguma forma, pelo fim da relação. Perguntar-se: "Onde foi que eu errei? O que eu poderia ter feito ou deixado de fazer para que a relação continuasse?" só serve para piorar a situação porque nada do que se faça ou se deixe de fazer vai manter a pessoa ao seu lado se ela não quiser ficar. 

Fazer-se de vítima também não resolve! Se a relação continuasse, seria sofrimento na certa. E sabe por que? Porque não há futuro em insistir em permanecer com uma pessoa que não via em você a pessoa certa para ela (o que não significa que você seja uma pessoa "errada"). 

Portanto, se a outra pessoa não aceitou você do seu jeitinho, é melhor mesmo ela ir embora e deixá-lo livre para encontrar alguém que o aceite exatamente como você é! 

Como superar? 

A melhor forma de esperar o tempo do luto passar é se ocupar! Que tal voltar a fazer aquelas coisas que seu parceiro não gostava, um curso para aprender uma nova língua, fazer novos amigos, passeios? Se a princípio você achar que não vale a pena fazer nada disso porque estas atividades não vão diminuir a sua dor, na medida em que você se ocupa e sai da sua rotina, o tempo passa e, aos poucos, a sua dor diminui até passar! 

Evite as recaídas! Não insista para retomar a relação. Se a outra pessoa disse que acabou, aceite porque, se ela retomar a relação, será somente porque sente pena de você. 

Entrar em outro relacionamento apenas por vingança, para tentar fazer ciúme ou buscar um novo amor para curar o amor antigo é um engano porque, fatalmente, haverá uma cobrança de que esta nova pessoa seja semelhante à anterior; provavelmente você irá agir com ela como se ela fosse a anterior, sem contar que você pode descarregar nela todas as suas mágoas em relação à pessoa que o deixou. 

O melhor a fazer é ficar só, esperar passar o tempo do luto e, só depois de colocar um ponto final no seu sofrimento pela perda, ir atrás de um novo amor! 

Depois de passado o período de luto, se a pessoa persistir nos comportamentos abaixo, é melhor buscar a ajuda profissional de um Psicólogo que a ajudará a compreender que dor de amor também passa: 

•Se ela passa a maior parte do seu tempo lamentando a perda, seja falando para outras pessoas sobre isso, seja ficando isolada dos amigos e da família; 

•Se ela deixa a sua vida de lado para ficar sofrendo pela perda; 

•Se o desempenho, tanto escolar, quanto social ou profissional cai muito; 

•Se o assunto, nas conversas, é falar da pessoa que perdeu e relembrar tudo o que havia de bom no relacionamento; 

•Se tudo é motivo para falar do ex. 

Olga Tessari é colunista do site Cereja Fina. 

Matéria publicada no site Cereja Fina em 8/10/2013

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Medos - Pais e Filhos - Autoestima - Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Marque sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Saiba mais..

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP (mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;